Inscrições

Podem inscrever-se:

Todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o território Nacional.

Divulgação:

A campanha de sensibilização das IPSS para a sua participação será iniciada com um emailing de anúncio do Programa e apresentação do seu website, fazendo igualmente menção ao contacto junto da Agência de Energia e Ambiente do seu território que estará disponivel  para o esclarecimento de dúvidas de uma forma mais direta..

Cada IPSS será igualmente motivada a integrar este Programa com a receção de um convite, um cartaz e um folheto explicativo da iniciativa.

 Website PIEE IPSS  – www.piee-ipss.pt. 

É um portal de informação acerca da temática da Eficiência Energética e, como tal, reune conteúdos específicos acerca da problemática a nível local, regional, nacional, europeia e mundial. Para além disso, reporta uma vertente muito prática com conselhos e reflexões que promovem, a longo prazo, a alteração efetiva de atitudes e comportamentos face ao consumo de energia.

Considera-se que o website em causa representa uma ferramenta no estabelecimento de um elo de comunicação com as IPSS e por esta via, dar a conhecer a mecânica do Programa, o seu regulamento, e, de forma igualmente importante, os conceitos pedagógicos, de índole técnica e científica, e os conteúdos informativos relacionados com a problemática da Eficiência Energética, contemplando igualmente ferramentas importantes de apoio à gestão do Programa, bem como vídeos que impulsionam à participação das IPSS na medida, incluindo informação útil e prática para o preenchimento eficaz dos inquéritos iniciais.

A área para o esclarecimento de dúvidas será completada pela partilha dos elementos de contacto para a resolução de todos e quaisquer problemas que possam ser suscitados. Para além disso, permite que a inscrição no Programa se concretize de forma totalmente digitalizada, sem burocracia e custos inerentes ao envio de formulário em suporte físico, respetivo tratamento e armazenamento, correspondendo deste modo ao plano estratégico de sustentabilidade no âmbito da gestão de recursos a assumir.

Para além de todas estas componentes comunicativas, pedagógicas, de transmissão de conhecimentos e incentivo aos comportamentos ambientalmente responsáveis e de facilitação dos processos burocráticos, o website é igualmente uma ferramenta para a receção do feedback dos participantes no final da implementação do Programa.

Redes Sociais

Foi lançado o perfil do Programa nas redes sociais. Este é um veículo suplementar de informação sobre o Programa e um meio adicional de comunicação com os Coordenadores Internos de Energia (CIE) que desejam interagir por esta via, não se limitando exclusivamente ao contato presencial. Esta é uma plataforma que permite o contacto com todos os restantes colaboradores das IPSS, proporcionando um acesso mais direto ao desenrolar e acompanhamento do Programa.

E-mail, Telefone e Contato direto das Agências de Energia e Ambiente

O meio de contacto preferencial com as IPSS é de proximidade, de contacto direto por email, telefone e de forma presencial, principalmente durante as fases da formação aos CIE's, dos colaboradores, dos levantamentos energéticos e na fase de entrega dos prémios.

A RNAE terá um papel ativo, através das Agências de Energia e Ambiente, esclarecendo dúvidas e reforçando o apelo à participação.

Telemarketing

De modo a assegurar convenientemente a adesão dos CIE será efetuado uma campanha de incentivo, utilizando esta ferramenta.

Inscrições

Poderá efetuar a sua inscrição online através do preenchimento de um formulário e de dois modelos de inquérito inicial: um destinado à Direção da IPSS e outro destinado aos colaboradores e utentes da IPSS.

Na área Inscrições selecione o menu “Formulário” e preencha os dados solicitados.

Posteriormente, no menu “Inquéritos”, dê início à distribuição, preenchimento e recolha dos mesmos.

Das IPSS inscritas serão selecionadas 380 de acordo com a sua distribuição geográfica e tendo em conta o potencial de redução de consumos diagnosticados através dos inquéritos iniciais. Posteriormente serão selecionadas 20 IPSS em cada uma das 19 Uniões Distritais das IPSS existentes em todo o país. 

As IPSS selecionadas serão notificadas via correio eletrónico. A lista de todas as IPSS selecionadas será disponibilizada na área de candidatura.

A saber sobre o programa

O Programa consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações de sensibilização, formação e divulgação, bem como de ferramentas e uma plataforma de gestão de consumos de energia, a serem desenvolvidos pelo Promotor (RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), contando com o envolvimento das Agências de Energia e Ambiente suas associadas e demais entidades parceiras.